Alemanha brasileira

Situada no Vale Europeu, Pomerode é um belo lugar para se conhecer e viver. Intitulada desde a década de 1980 como a cidade mais alemã do Brasil, possui um vasto patrimônio cultural herdado dos seus primeiros colonizadores, que chegaram à região por volta de 1860, vindos em sua maioria da Pomerânia, região ao norte da Alemanha.

Séculos se passaram e a tradição germânica ainda faz parte do cotidiano da sua comunidade de cerca de 28 mil habitantes. A cultura e os costumes, de geração a geração, são vistos desde os jardins floridos à arquitetura de ruas e casas, à vocação industrial da economia e forte religiosidade das famílias.

O legado dos imigrantes também é vivo através dos 16 clubes de caça e tiro, dos grupos folclóricos e musicais e dos eventos típicos, como a Festa Pomerana, as celebrações tradicionais de Páscoa e o aconchegante festival de inverno.

Famosa por abrigar atrações como o primeiro zoológico do Estado, a cidade conta com museus, restaurantes e confeitarias de alta qualidade, charmosas pousadas e um recém-inaugurado teatro municipal, que oferece ampla programação com apresentações teatrais, musicais e de dança.

Aliado à beleza de suas paisagens bucólicas, à preservação do uso da língua alemã e dos costumes religiosos, ao patrimônio histórico e ao artesanato representativo, são vários os motivos que fazem de Pomerode uma referência no mapa do turismo étnico-cultural nacional.

rota-gastronomica-3

Gastronomia – A gastronomia local é diversificada, mas a que mais se destaca é a culinária alemã. Procurando oferecer o que há de melhor aos apreciadores da boa mesa, como o eisbein (joelho de porco), o marreco recheado, cucas caseiras, apfelstrudel, entre outros produtos que você só encontra em Pomerode!

compras

Compras – Em Pomerode você encontra diversas lojas para suas compras. Nelas você encontrará o que há de melhor na região. Chocolates, porcelana, velas semi-artesanais, roupas, utensílios domésticos, queijos fundidos, entre outras opções.

Vila Encantada - É um ambiente curioso e encantador, que une a pré-história ao mundo moderno por meio de materiais interativos.

Vila Encantada – É um ambiente curioso e encantador, que une a pré-história ao mundo moderno por meio de materiais interativos.

zoo

Zoo Pomerode – É o primeiro zoológico da região sul do Brasil e o terceiro mais antigo do país. Atualmente o Zoo possui mais de 240 espécies.

vale-europeu-cicloturismo-1-1024x768

Cicloturismo Vale Europeu –  São 300 km de estradas de terra tranquilas e agradáveis, passando pelos municípios de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna.

voo-blog

Parapente – A Cidade Mais Alemã do Brasil também pode ser conhecida e apreciada do céu! Com os voos panorâmicos sobre Pomerode, a partir do Morro Azul.

 

FESTAS E EVENTOS

O legado dos imigrantes alemães é celebrado em Pomerode em um amplo calendário de comemorações. O charme e genuinidade das festividades típicas encantam moradores e visitantes durante o ano todo. Programe-se para conhecer de perto a Festa Pomerana, os ritos tradicionais de Páscoa, o aconchegante festival de inverno e outros eventos exclusivos desta inigualável comunidade.

festa-pomerana-131215-credito-arquivo-festa-pomerana-1

Festa Pomerana – Evento anual realizado em janeiro, que destaca a gastronomia alemã, músicas típicas, apresentação de danças folclóricas, concursos culinários e competições típicas.

dsc05945-1

Encontro de Stammtisch – Realizado anualmente em fevereiro, o evento conta com grupos que se encontram e confraternizam com muito chope, música alemã e alegria!

1455451056

Encontro de Carros Antigos – O Encontro de Carros Antigos acontece em março. O evento é organizado pelo Veteran Car Club de Pomerode e conta com a presença de colecionadores.

osterfest-pomerode-125

Osterfest – Em fevereiro/março, a Cidade Mais Alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

expomanaus-oncidium

Exposição de Orquídeas – Pomerode recebe anualmente a Exposição de Orquídeas, Bromélias, Cactos, Bonsai e Plantas Ornamentais. O evento é organizado pelo Círculo de Orquidófilos de Pomerode.

desafio-dos-rochas-pomerode

Desafio dos Rochas – Para os amantes de Mountain Bike, Pomerode também possui o cenário e competições perfeitos. É aqui, entre vales, trilhas e rios, que o Desafio dos Rochas acontece.

0moto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Motociclístico – Organizado pelo Clube Dragões do Vale, o encontro se firmou no calendário de eventos de Pomerode. O encontro acontece em junho.

sahnewaffeln

Festival Gastronômico – Durante o mês de julho, o Parque Municipal de Eventos se transforma para receber o aconchegante Festival Gastronômico, quando os restaurantes da cidade transferem suas estruturas e se unem num só ambiente.

borrego

Festa do Borrego – Nos dias 19, 20 e 21 de agosto o Parque de Eventos de Pomerode recebe a Festa do Borrego no Rolete.

DCIM100MEDIA

Encontro de Motorhome – O encontro de Motorhome, que acontece anualmente em Pomerode é um dos maiores do país.

pomerode-2013-158

Volksfriends – Para quem é apaixonado por fuscas, temos o Encontro de Fuscas e Derivados, que ocorre no primeiro fim de semana de dezembro, o Volksfriends.

dsc_0428

Adventsmarkt (Mercado de Natal) – E para deixar o Natal ainda mais encantador, a Adventsmarkt  apresenta a pomerodenses e visitantes a Casa do Papai Noel, neve artificial, torre de advento, estação de trem e diversas outras atrações.

img_2581

Rota do Enxaimel – O maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode. São mais de 240 edificações deste tipo em todo o município.

cimg0184-medium

Museus – Casa do Escultor, Casa do Imigrante, Memorial Arthur Schmidt, Museu do Marceneiro e Museu Pomerano.